Comunicado 004/2015

PROPOSTA DE ATIVIDADES

No intuito de integrar a Comunidade Local Lauro Freitense em um ambiente saudável em harmonia com a natureza, a Diretoria Alfsurf dentro de sua filosofia de existência propõe algumas atividades para serem realizadas no mês de Junho:

1. Para o dia 05 onde é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, propomos aos Associados Fundadores, Surfistas, Competidores, Atletas e Dirigentes do Surf,  assim como todos Cidadãos e Cidadãs interessados em descobrirmos juntos a importância da preservação e revitalização dos mananciais e ecossistemas dos Rios Joanes e Ipitanga. Neste sentido será de extrema importancia a participação de todos no mutirão de replantio de mudas nativas no manguezal em Buraquinho como ato compensatório pelos efluentes que lançamos nesses rios, que deságuam na foz e invadem nosso habitat, ou seja, nossos oceanos.

“A conservação da Biodiversidade local, a recuperação do manancial dos rios Joanes e Ipitanga que deságuam na praia de Buraquinho e a preservação do Ecossistema Marinho são algumas das causas defendidas pela ALFSURF”.

Poderíamos marcar para as 08h30min a saída da seda ALFSURF na Rua Saketê, número 690, Vila Praiana.

1. Para os dias 20 e 21onde ocorre o solstício de Inverno no Hemisfério Sul e de Verão no Hemisfério Norte, e é comemorado o dia Internacional do Surf, a proposta é celebrarmos e desfrutarmos juntos de atividades voluntárias de concertos de pranchas no dia 20 e aulas iniciais de surf no dia 21 para as comunidades locais.

“A fomentação e o incentivo ao surf são algumas de nossas finalidades primordiais, devemos fazer deste evento voluntário um símbolo da nossa entidade na celebração mundial do surf”.

Poderíamos combinar a entrega das pranchas na própria sede e a realização dos consertos em parceria com fabricantes no sentido de utilização do espaço para o serviço.

1. Já para o Dia dos Pescadores que é comemorado no dia 29, a idéia é prestarmos nossa homenagem, diretamente na Colônia de Pescadores de Buraquinho, através de uma reunião com as comunidades ribeirinhas e praianas para debatermos sobre as variáveis que afetam os Rios, Afluentes e Mares que cortam o Município de Lauro de Freitas e que influenciam diretamente na pesca e mariscagem em nossa cidade. Além de exercitarmos a consciência da educação e da reflexão ambiental, produziremos um relatório de ações necessárias para a transformação da Sociedade em prol do Ambiente Sustentável e do Desenvolvimento Urbano Responsável, onde será encaminhado para a Comissão de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Municipal, no sentido de ser anexado ao Planejamento de Infra-estrutura Urbana e ao Plano Municipal de Saneamento Básico, o que requer a participação popular e que por Lei deverá ser entregue ao governo estadual até dezembro de 2015.

“Como ferramenta de Desenvolvimento Humano e de Inclusão Social, a Associação Lauro Freitense de Surf (ALFSURF), tem a grande missão de educar e socializar Crianças e Jovens através do Surf, projetando-os para um futuro saudável. Contribuir no fortalecimento da Democracia, prestigiar e desenvolver as noções de Cidadania são alguns dos nossos objetivos".

Ricardo Luz – Presidente da Alfsurf