A ALFSURF dá o primeiro passo para a construção do Sistema Municipal de Esporte em Lauro de Freitas

28/11/2015 00:36

A Associação Lauro Freitense de Surf (ALFSURF), inscrita no CNPJ sob nº 22.676.173/0001-67, ora devidamente regularizada perante os órgãos públicos, apta a representar oficialmente a prática do esporte surf em todos os níveis no município de Lauro de Freitas, inclusive o surf praticado por portadores de deficiência, neste instrumento representado, ativa e passivamente, judicial e extrajudicial por seu Presidente Ricardo Ferreira Luz, visando atender ao disposto na Lei 9615, de 24 de março de 1998, dá o ponta pé inicial na construção do Sistema Municipal do Desporto.

Por meio do Vereador Luis Maciel de Oliveira, presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da Câmara de Lauro de  Freitas, foi realizada na última sexta feira, dia 27 de novembro de 2015, das 9:00 ás 13:00 horas, no Plenário da Casa Legislativa Municipal uma Audiência Pública, onde foi discutido o Sistema Municipal de Esporte e a responsabilidade da Gestão Pública Municipal na criação do Conselho Municipal de Esporte, para a elaboração do Plano Diretor do Desporto Municipal de Lauro de Freitas para os próximos dez anos.

A mesa foi presidida pelo presidente do colegiado, o Vereador Luis Maciel Oliveira (PT), pelo Secretário Municipal do Turismo, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas o Sr. José Bomfim, Do Presidente da ALFSURF Ricardo Ferreira Luz, do Assessor Técnico da SETEL o Sr. Georgenes Falcão, da Vereadora Rosenaide Carvalho de Brito (PT), membro da Comissão de Direitos Humano e Comissão de Saúde, do Vereador Augusto César Pereira (PSD) da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas e do Vereador Alexandre Marques (PPR). Já o Plenário teve a presença de esportistas, atletas, competidores, educadores, administradores e dirigentes de variadas entidades e práticas desportivas de Lauro de Freitas.

O Presidente da ALFSURF o Sr. Ricardo Luz agradeceu a contribuição do Vereador Luis Maciel de Oliveira para a realização desse Pleito, devido à importância da criação do Conselho Municipal de Esporte (CME) para a existência do Sistema Municipal do Desporto de Lauro de Freitas, uma vez que o Conselho Municipal de Esporte não teve relevância suficiente para ter sido uma Diretriz Consolidada, por parte do Poder Executivo, para a revisão e atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM-LF).

Ricardo Luz também chamou a atenção do poder público para a construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais, culturais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição da criminalidade no município, quanto para a valorização do esporte como estratégia na reconstrução do vinculo familiar das crianças, adolescentes e jovens que estão sendo ceifados pelo mundo do crime. Por isso se faz necessário o diálogo entre as ações da Secretaria do Esporte,  Educação, Cultura, Assistência Social e também da Saúde, já que 46% dos brasileiros são sedentários, segundo pesquisas do próprio Ministério do Esporte.

O Vereador Luis Maciel de Oliveira, como Legislador, demonstrou otimismo na definição do futuro do esporte em Lauro de Freitas, mas espera que o Poder Executivo assuma o compromisso de criar a Política Pública do Esporte, proponha a formatação do Sistema Público Municipal, amadureça a criação do Plano Diretor do Esporte e que adere ao Sistema Nacional do Desporto.

Entre a platéia ouve reivindicações de alguns dirigentes desportivos como Elismar Di Paula da Associação de Surf Amador de Itinga - ASAI, Watckins Araújo do Projeto Assistencial Escolinha de Futebol, Eliana Santos da Associação de Surf da Praia de Ipitanga - ASPI, Adilson da Liga Desportiva e atletas como Marcos Vinícios da Seleção Municipal de Futsal, onde foi unânime o apelo por melhorias na administração orçamentária e mais investimentos na base esportiva e consequentimente mais investimentos nos Atletas e Competidores que representam o município nas competições estaduais pela Bahia afora. Marcos Vinícios também solicitou a presença do Prefeito Márcio Paiva nas discussões e cobrou a elaboração do Plano de Esporte para Lauro de Freitas.

A Vereadora Rosenaide Carvalho de Brito elogiou a iniciativa e comentou a falta dos demais Vereadores da Câmara, assim como da falta de representatividade de algumas modalidades esportivas, dada a importância do esporte como viés da Inclusão Social, mas afirmou que no município não há investimento para o esporte o quanto se faz necessário e se colocou a disposição para colaborar com o projeto.

O Secretário de Turismo, Esporte e Lazer o Sr. José Bomfim disse que apesar do orçamento de 3,1 milhões de Reais e de uma boa equipe na secretaria, tem dificuldades na gestão, mas que está trabalhando no desenvolvimento dos jovens em diversas modalidades esportivas como o Boxe, Jiu-Jitsu, Judô, Vôlei, Futsal, Karatê, Skate e Handbol, com aulas gratuitas nos turnos matutino e vespertino no Ginásio de Esportes. O Secretário citou também os projetos que tem em parceria com a Base Aérea de Salvador e com o Centro Pan-Americano de Judô que beneficia 200 crianças, estudantes de três Escolas Municipais da Rede Pública de Lauro de Freitas e da criação do Ginásio de Areia Branca que está em construção.

O Vereador Alexandre Marques achou o momento oportuno para discutir o esporte no município, já que o Poder Legislativo tem debatido a questão das drogas e da criminalidade, mas tem esquecido o esporte. Alexandre Marques disse acreditar na transformação das pessoas através do esporte colocando-se a disposição para ajudar com advogados e com seu próprio gabinete, confirmando que quer fazer parte do processo de criação do Fundo Municipal do Esporte. Já o Vereador Augusto César Pereira indicou o retorno do Projeto Esporte Cidadão e a catalogação das variadas modalidades esportivas em Lauro de Freitas para mensurar o orçamento e suas prioridades.

No término das dicussões ficou acordado a realização do primeiro Fórum Municipal de Esporte a ser realizado no próximo dia 12 de janeiro de 2016, para dar continuidade ao projeto de formação do Sistema Municipal do Desporto de Lauro de Freitas. O Vereador Luis Maciel de Oliveira fez uso da palavra e disse que não há nada mais democrático que o próprio processo definir as ações a serem implantadas e o próprio futuro do esporte no município.

Ressaltando que para o melhor resultado possível dos debates e total sucesso do I Fórum Municipal de Esporte,  será de extrema relevância a presença de esportistas, atletas e competidores em todos os níveis, inclusive os praticantes portadores de deficiências, educadores, administradores e dirigentes de todas as entidades e práticas desportivas e empresários do segmento esportivo de Lauro de Freitas.